01 julho 2009

Prelúdio para uma História da Astrologia - por Dane Rudhyar


"A história da Astrologia é a história das sucessivas transformações da atitude do ser humano ante a Natureza - a natureza externa, percebida pelas impressões dos sentidos, bem como a natureza interna ou ´humana´, a soma total daqueles fenômenos fisiológicos e psicológicos que de algum modo a pessoa chama de seus dizendo ´meu´corpo, ´minha´alma, ´minha´mente.
O que hoje normalmente chamamos de astrologia é o resultado de uma fase específica desse relacionamento entre o ego consciente do homem e a natureza. (...)
A humanidade está modificando sua visão da natureza externa de modo radical - haja vista os novos conceitos da ciência moderna relativos a espaço, tempo, matéria e universo. A perspectiva psicológica está sendo transformada de modo igualmente fundamental. O ser humano está indo de encontro à vida, interior e exterior, a partir de novas bases. A astrologia reflete a qualidade desse encontro, interpreta-o em funções de comportamento real, dá significado a esse encontro de modo fundamental e também muito prático.
A astrologia é a indicação mais significativa da filosofia prática de vida humana. A filosofia per se especula sobre a vida e o homem. Mas a astrologia, em qualquer época caracteriza, direta ou indiretamente, a qualidade mais profunda da resposta real do ser humano à vida".
(em "Astrologia da Personalidade", p.19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário